sexta-feira, 8 de maio de 2009

DIAGRAMA DE CLASSES




Diagrama de Classes - SISROTA
O nosso diagrama esta baseado num modelo conceitual e desta forma, suprimimos atributos e métodos. Apesar de parecer grande, o SISROTA é um sistema relativamente simples, e para demonstrar isso, dividimos o diagrama em 3 escopos, para os quais colocamos 3 cores:

Amarelo: Classes comuns a qualquer sistema de controle acadêmico. Vale destacar que neste escopo, ocorre uma Associação importante chamada [Leciona]- Momento em que um professor assumiu a responsabilidade de uma turma. Neste momento são criadas todas as Associações [Aula] daquela Turma, até o final do período. O professor pode então entrar em uma instância de Aula e verificar seu conteúdo, afim de uma possível "recapacitação" ou adaptação das aulas do roteiro ao seu perfil;

Verde: Classes relacionadas a criação dos roteiros pelos membros do conselho. Lembrando que uma proposta pode ser feita por um professor ou por um conselheiro, mas o Grupo de Pesquisa que elaborará o roteiro deverá ser formado apenas por conselheiros (fácil observar isso pelo diagrama);

Cinza: Classes que demonstram o desenvolvimento das aulas através dos roteiros. Cada aula disponível para o professor naquela turma é apenas uma cópia do modelo (template) do roteiro. O professor não trabalha diretamente em cima da instância do roteiro, mas sim numa cópia, que ele pode personalizar.

O centro das atenções do SISROTA, são as classes verdes e cinzas do diagrama.

Espero que gostem,
e até a próxima aula.

14 comentários:

  1. Pessoal,

    Achei legal o diagrama de vocês só estranhei a notação de classe do diagrama de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Meninos...
    Tudo bem?
    O diagrama de voces está bem completo, porém, tenho duas observações:
    1 - vocês poderiam usar a correta representação de uma classe.
    2 - Eu nunca vi um diagrama de classes com um relacionamento NxM que uma classe X e Y, que origina uma classe associativa Z, e esta classe Z estar relacionada uma das classes X ou Y. Isto aconteceu com as classes PROFESSOR x DISCIPLINA x TURMA. Isto existe?
    Um beijão em todos

    ResponderExcluir
  3. Além da notação diferente que foi citada nos dois comentários acima, fiquei confuso também com a relação Professo/Disciplina/Turma e com o identificador "Qualifica" na relação entre as classes Professos/Disciplina/Currículo.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Achei diferente o diagrama dos que andei vendo nos outros blogs.Acho que ficou bem claro.
    Angela Paula

    ResponderExcluir
  5. Oi !

    Não tenho sugestões. Acho que a representação está diferente porque vocês suprimiram os atributos e os métodos, né ?

    ResponderExcluir
  6. Meninos, a representação das classes ficou incomum, mas achei legal a proposta de colorir as classes para mostrar o diferencial do sistema de vocês em relação aos já existentes.

    ResponderExcluir
  7. Colorir facilita o entendimento; muito bom, mas temo que a complexidade deste diagrama venha gerar redundâncias no projeto. Mas isto é para outra disciplina!!!

    Parabéns,

    Marco Damiani

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem? Achei o diagrama de vocês bem diferente, não entendi o operador ou exclusivo representado no diagrama e também entendi o porque de duas relações entre as classes conselheiro e grupo de pesquisa, acredito que uma relação já atenderia ao modelo.
    Bjs
    Alice

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, ficou bem complexo, hein? Falem a verdade, ficou difícil pra não cruzar as linhas das associações das classes, não foi?
    Achei que ficou muito bom, minha dúvida fica sobre as classes associativas, já que elas estão ligadas a outras classes sem ser por associação. Isso poderá provocar um nó no sistema no momento de instanciar as classes (uma classe associativa só pode ser instanciada quando as classes as quais ela está associada, já tiverem sido instanciadas).
    Abs.

    ResponderExcluir
  10. meninos,
    tenho algumas dúvidas...
    o que seria o curriculo entre professor e disciplina? nao ficou claro pra mim...
    Acho que pessoa podia ser substituido por participante...
    é um grupo de pesquisa ou um grupo de conselheiros que elaboram os roteiros? nem todos os conselheiros estao associados a um grupo, certo? Mas esse grupo aceita pessoas que nao são conselheiros? estou perguntando por causa do nome da classe...
    O roteiro já nao é uma aula modelo? nao tem uma ligacao direta de professor para aula nao?

    ficou grandinho mas compreendi o sistema de voces!

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Povo,
    Num modelo conceitual, você não tem que colocar alguns recursos da UML como classes associativas, generalização e restrições. Como vocês colocaram, ele deixou de ser um “conceitual” e passou a ser um diagrama entre o conceitual e o de análise. Por isso, eu acho necessário colocar os atributos. Uma coisa que deixou o diagrama um pouco “sujo” foi a grande quantidade de textos nos relacionamentos. Acho que alguns são necessários, já tem que têm dois relacionamentos entre duas classes; mas para outras, não acho muito importante.
    Acho que a divisão do diagrama pode facilitar um pouco o seu entendimento. Como se estivesse dividindo em pacotes, entenderam?!
    Eu consegui entender o diagrama de vocês, mas senti falta de atributos para fechar meu entendimento. Acho que podem fazer isso para o modelo final.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,

    Achei o diagrama um pouco confuso e não entendi ao certo essa questão o do professor qualificar e lecionar uma disciplina e qual a relação do currículo, acredito que colocando os atributos poderia facilitar um pouco.
    Outra observação é a utilização eu um diagrama diferente para representar as classes, pois dessa forma passa a lembrar um DER.

    ResponderExcluir
  13. Ola,

    Achei bastante completo o diagrama, parabéns.Com o conhecimento que possuo deste sistema, não consegui encontrar nenhuma falha na construção do diagrama.

    abraços

    ResponderExcluir
  14. Achei legal o digrama de vcs, só que está grande demais. Além disso não entendi a razão para a classe Pessoa, concordo com o Daminani, acho que ela é redundante.

    Herli J. de Menezes

    ResponderExcluir

Faça aqui seus comentários a respeito dos trabalhos, artigos, questionários e demais assuntos que você ver aqui no nosso blog!