quinta-feira, 28 de maio de 2009

Diagrama de Sequência




Olá gente,
Para o Diagrama de Sequência resolvemos modelar o caso de uso incluir turma. Notem que:
- Para este processo, é também definido o roteiro de aula da tuma durante o período. O roteiro possui várias aulas. Para cada aula será montada uma agenda com as datas prédefinidas e o material didático (tema, recursos multimídia, documentos e artigos).
- O professor que dará aula no dia, não será necessariamente o professor responsável pela turma. Varios professores poderão lecionar a mesma disciplina para a mesma turma (seguindo o roteiro do professor responsável, é claro).

Qualquer coisa, é só comentar. ; )

13 comentários:

  1. legal o diagrama de seqüência, aproveitando bem os recursos oferecidos pelo artefato.

    ResponderExcluir
  2. Achei bacana o diagrama...
    Seria interessante colocar as respostas, pois acho que fica mais elucidativo quando é chamado um método em função da resposta de um anterior...
    Beijos
    Capra

    ResponderExcluir
  3. Meninos, ficou muito bom!
    só uma questão... "Obter professor" está sendo utilizado duas vezes... será legal colocar nome de fluxos diferentes, não?
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. O estado da arte em termos de diagrama, além de estar representativo do modelo proposto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, acho que ficou legal, só descordei do símbolo usado para iniciar a seqüência de ações. Acho que vcs deveriam ter utilizado um ator.
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Meninos, acho que só faltou as mensagens de retorno.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi ! Ficou legal.
    A minha sugestão é colocar um ator para iniciar o "CadastrarTurma"

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,
    Gostei do diagrama, só não entendi bem os métodos preencherForm e preencherAgendaAula.

    ResponderExcluir
  9. Ola pessoal,

    Para mim ficou faltando o retorno de algumas chamadas!Por exemplo quando é chamado o obterProfessor e o obterDisciplina nada é retornado para a classe que invocou tal metodo.

    abraços

    Julliano Pintas

    ResponderExcluir
  10. ObterDiscioplina ficou duas vezes?
    Paula

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito mesmo do diagrama de vocês. Ficou super limpo e de fácil entendimento. Eu que acho o projeto de vocês o mais complicado de entender, achei bem simples. Talvez se vocês separassem em pequenos problemas, a turma (eu) entenderia melhor. Mas sobre o diagrama, eu não acho que a ausência do ator, ou o não retorno dos métodos deixa o trabalho errado. É uma opção do grupo de vocês preparar o diagrama desta forma.
    O meu único comentário - e eu acho que é sobre o negócio de vocês - é sobre a chamada do método "obterRoteiro" de dentro da disciplina, em vez de ser chamado da tela como nos demais métodos.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com eMoraes. Acho o projeto meio complicado, mas o diagrama está claro. Muito bom.

    HJdM

    ResponderExcluir

Faça aqui seus comentários a respeito dos trabalhos, artigos, questionários e demais assuntos que você ver aqui no nosso blog!