
Olá gente,
Para o Diagrama de Sequência resolvemos modelar o caso de uso incluir turma. Notem que:
- Para este processo, é também definido o roteiro de aula da tuma durante o período. O roteiro possui várias aulas. Para cada aula será montada uma agenda com as datas prédefinidas e o material didático (tema, recursos multimídia, documentos e artigos).
- O professor que dará aula no dia, não será necessariamente o professor responsável pela turma. Varios professores poderão lecionar a mesma disciplina para a mesma turma (seguindo o roteiro do professor responsável, é claro).
Qualquer coisa, é só comentar. ; )
legal o diagrama de seqüência, aproveitando bem os recursos oferecidos pelo artefato.
ResponderExcluirAchei bacana o diagrama...
ResponderExcluirSeria interessante colocar as respostas, pois acho que fica mais elucidativo quando é chamado um método em função da resposta de um anterior...
Beijos
Capra
Meninos, ficou muito bom!
ResponderExcluirsó uma questão... "Obter professor" está sendo utilizado duas vezes... será legal colocar nome de fluxos diferentes, não?
bjs!
O estado da arte em termos de diagrama, além de estar representativo do modelo proposto.
ResponderExcluirAbraços.
Pessoal, acho que ficou legal, só descordei do símbolo usado para iniciar a seqüência de ações. Acho que vcs deveriam ter utilizado um ator.
ResponderExcluirAbs.
Meninos, acho que só faltou as mensagens de retorno.
ResponderExcluirBeijos
Oi ! Ficou legal.
ResponderExcluirA minha sugestão é colocar um ator para iniciar o "CadastrarTurma"
Boa noite,
ResponderExcluirGostei do diagrama, só não entendi bem os métodos preencherForm e preencherAgendaAula.
Ola pessoal,
ResponderExcluirPara mim ficou faltando o retorno de algumas chamadas!Por exemplo quando é chamado o obterProfessor e o obterDisciplina nada é retornado para a classe que invocou tal metodo.
abraços
Julliano Pintas
Gostei!
ResponderExcluirPaula
ObterDiscioplina ficou duas vezes?
ResponderExcluirPaula
Gostei muito mesmo do diagrama de vocês. Ficou super limpo e de fácil entendimento. Eu que acho o projeto de vocês o mais complicado de entender, achei bem simples. Talvez se vocês separassem em pequenos problemas, a turma (eu) entenderia melhor. Mas sobre o diagrama, eu não acho que a ausência do ator, ou o não retorno dos métodos deixa o trabalho errado. É uma opção do grupo de vocês preparar o diagrama desta forma.
ResponderExcluirO meu único comentário - e eu acho que é sobre o negócio de vocês - é sobre a chamada do método "obterRoteiro" de dentro da disciplina, em vez de ser chamado da tela como nos demais métodos.
Concordo com eMoraes. Acho o projeto meio complicado, mas o diagrama está claro. Muito bom.
ResponderExcluirHJdM