quarta-feira, 15 de abril de 2009

Documento de Visão

1. Objetivo

Este sistema tem como objetivo maximizar a eficiência do aprendizado em sala de aula, através de roteiros didáticos que darão auxilio aos trabalhos do docente em classe. O sistema deverá ainda propor exercícios, avaliações e uma mudança de roteiro, caso os resultados não tenham sido alcançados.

2. Visão Geral do Problema

A constatação de que são poucos os professores que estruturam suas lições antes de entrar em sala de aula, seja por falta de tempo no preparo de seus materiais didáticos, seja por falta de conhecimento em novas técnicas e formas de ensino. Desta forma, a avaliação do rendimento do professor em sala de aula fica seriamente comprometido, bem como, a possibilidade de reciclagem e capacitação deles.

3. Atores/Executores

Função/Papel Descrição
Conselheiro
Prepara e atualiza roteiro acadêmico
Verifica rendimento dos alunos

Diretor
Gerencia Unidades de Ensino
Gerencia os membros do Conselho
Atualiza disciplinas
Gerencia professores nas Unidades de Ensino
Gerencia alunos nas Unidades de Ensino
Gerencia alunos nas turmas por disciplina
Gerencia professores das disciplinas nas turmas

Aluno
Seleciona disciplinas
Executa atividades escolares da disciplina

Professor
Realiza reciclagem
Seleciona roteiro acadêmico
Ministra aula da disciplina nas turmas

4. Visão Geral da Solução Proposta

A possibilidade dos professores prepararem suas atividades escolares antes de entrar em sala de aula, por intermédio de roteiros didáticos previamente estabelecidos pelo Conselho Escolar, bem como, a possibilidade desses professores realizarem atualização constante de seus conhecimentos através de cursos de reciclagem onde poderão melhorar o desempenho de suas funções, além dos seus rendimentos.

5. Requisitos de Negócio
a. Funcionais
• O sistema deve cadastrar os conselheiros;
• O sistema deve cadastrar os professores;
• O sistema deve cadastrar os alunos;
• O sistema deve cadastrar disciplinas;
• O sistema deve gerenciar os roteiros;
• O sistema deve autenticar todos os cadastros;
• O sistema deve cadastrar Unidades de Ensino;
• O sistema emitirá um relatório de rendimento dos alunos;
• O sistema emitirá um relatório de desempenho dos professores;
• O sistema deve permitir que os alunos se inscrevam em disciplinas;
• O sistema deve permitir que os alunos assistam às aulas das disciplinas em que se inscreveram;
• O sistema deve permitir que os alunos façam exercícios da disciplina em que se inscreveram;
• O sistema deve permitir que os professores realizem reciclagem;
• O sistema deve permitir que os professores ministrem aulas de uma disciplina para as turmas;

b. Inversos
• O sistema não pode permitir a ocorrência de cadastros sem as senhas de autenticação;
• O sistema não pode permitir a ocorrência de disciplinas que não estejam cadastradas;
• O sistema não pode deixar de atribuir uma ID para cada disciplina cadastrada;
• O sistema não pode deixar de atribuir uma ID para cada Unidade de Ensino cadastrada;
• O sistema não pode deixar de atribuir uma ID para cada roteiro cadastrado;
• O sistema não pode permitir que alunos não cadastrados escolham disciplinas;
• O sistema não pode permitir que professores não cadastrados realizem reciclagem;

c. Não Funcionais
• O sistema deve utilizar as senhas de autenticação para confirmação de dados nos cadastros;
• O sistema atribui uma ID para cada disciplina cadastrada com vistas à verificação do rendimento de um aluno inscrito nela;
• O sistema atribui uma ID para cada Unidade de Ensino cadastrada;
• O sistema atribui uma ID para cada roteiro cadastrado;
• O sistema atribui uma ID para cada conselheiro, professor e aluno cadastrados;

6. Restrições

Deverá haver um número máximo de disciplinas que o aluno pode se inscrever;

Deverá haver um número máximo de conselheiros;

Deverá haver um número máximo de alunos por turma;

O desempenho de cada professor deverá ser validado por, no mínimo, 3 conselheiros;

13 comentários:

  1. Oi, Cleber e Fábio. O documento de visão que vocês apresentaram está bastante detalhado. Tenho, ainda, algumas dúvidas, não tanto no que se refere ao produto em si (o modelo de visão), mas sobre o objetivo: "otimizar o aprendizado em sala de aula". É bom lembrar que os roteiros serão, sempre um sistema de apoio ao aprendizado, a otimização é outra história.
    - Continuo achando o sistema grande demais para o tempo disponível. Seria interessante restringir o seu escopo.

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  2. Meninos, achei que ficou bem legal. Meu único comentário é sobre a descrição dos atores, não sei se apresentar as funções deles perante o sistema é a melhor forma de descrevê-los (vai que alguma função é inserida/removida, acaba gerando uma inconsistência). Fica como reflexão para vocês.

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  3. Seria interessante se os requisitos fossem numerados, permitiria a rastreabilidade.

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  4. Oi meninos.

    Tudo nos mínimos detalhes !

    Seria legal colocar os valores máximos nas outras restrições, conforme vocês colocaram em "O desempenho de cada professor deverá ser validado por, no mínimo, 3 conselheiros"

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  5. Pessoal não tenho comentários (só atentem para o que a Bruna escreveu). Mas pelo o que entendi do que deve ser o documento, acho que vcs cumpriram com o objetivo.
    Abs.

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  6. Pessoal, este documento esclareceu o que vocês estão propondo. Só para complementar, acredito que as restrições poderiam ser mais específicas. bjs
    Alice

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  7. Pessoal,

    Os requisitos estão muito abstratos. Por exemplo o que significa "gerenciar os roteiros"? Palavras genéricas como "gerenciar", "administrar" colaboram para a ambiguidade do texto. Também senti falta das informações relacionadas aos requisitos, por exemplo quais são as informações de conselheiros, alunos, disciplinas.

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  8. Oi Meninos,
    como o sistema é grandinho, já esperava encontrar um número significativo de requisitos. Na minha concepção, vocês atenderam ao objetivo proposto pela atividade!
    Apenas uma dica... como vocês estão tratando de um sistema inserido em um contexto educacional, fiquem atentos para os termos que utilizam. Por exemplo, o termo "reciclagem" como já foi dito em oportunidades anteriores, não é bem visto. Atentem também para o que o Herli disse sobre otimização...

    bjs!

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Boa noite,
    Pessoal, bem descrito o sistema, mas eu acho que deveria ser melhor detalhado essas atividades, uma ou duas linhas descritivas já estaria legal e sobre as restrições, eu acredito que elas estão mais para regras de negocio de requisitos específicos.

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Nos requisitos funcionais vocês poderiam substituir o texto “O Sistema deve” e colocar “O sistema deve permitir...”. O “sistema” não cadastra nada, entendeu?!
    Outra coisa importante é que em “Requisitos Inversos” você está colocando algumas regras de negócio e não as funcionalidades que o sistema não realizará!
    Seguindo este mesmo entendimento, em “Requisitos não funcionais” vocês também estão colocando algumas regras de negócio ou até mesmo regras de banco de dados. Para os requisitos não funcionais basta seguir as seguintes categorias: Funcionalidade, Usabilidade, Confiabilidade, Desempenho e Suportabilidade.

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  13. Camaradas,

    O sistema está bem descrito e, ao contrário do comentário do eMoraes, os requisitos não funcionais que se referem a regras de banco de dados como gerar ID automaticamente, podem se enquadrar na categoria de Requisitos de Implementação, segundo o FURPS+ descrito em Robert Grady 1992. Practical Software Metrics for Project Management and Process Improvement. Prentice-Hall.

    Abraços

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