quinta-feira, 2 de abril de 2009

Modelagem de Negócio




Segue, Modelagem de Negócio, no padrão BPMN(feito com o software BizAgi).
Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

13 comentários:

  1. O modelo faz o mapeamento de processo do sistema, mas não apresenta o contexto de negócio, o objetivo da organização nem o papel do sistema no cumprimento desse objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Achei esse diagrama bem completo, representa bem o que o sistema realiza, mas acredito que poderia ser feito um diagrama menos apresentando apenas os conceitos do negócio sem representar como o sistema irá realizar tal processo. Não sei bem, mas não esta faltando um símbolo nos gateway vazios?

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Acho que o professor que deve pesquisar novas abordagens da disciplina e não o conselho.Acho que o diagrama está claro e faz corretamente ó mapeamento.
    Abraçosss
    Angela Paula

    ResponderExcluir
  4. Oi ! Tudo bem ?

    Acho que está legal. Está tudo bem claro, parabéns !

    ResponderExcluir
  5. Olá meninossssssssssss
    Achei o diagrama ótimo. Só acrescentaria o fato de haver dois fluxos que, para mim, dizem a mesma coisa: Dá aula e Aplica exercícios.
    BJUSSSSS
    Capra

    ResponderExcluir
  6. Prezados,

    Muito bom o diagrama de vocês, embora ele tenda a apresentar um modelo de sistemas mais do que um modelo de negócios. Entendo perfeitamente esta falsa dicotomia que se instaura em nossas mentes, pois como somos de sistema, tendemos a isto, mas de todo, achei bem completo e explicativo.

    Namastê,

    Marco Damiani

    ResponderExcluir
  7. Oi meninos!

    Achei que o modelo está bem completo, explica bem a proposta do sistema. As únicas observações são:
    - É legal usar um verbo no infinitivo como nome das atividades
    - Vocês poderiam tentar unir algumas atividades desempenhadas pelo aluno/professor. (ex.: substituir "Aplica exercícios e testes" e "Faz exercícios e testes" por "Realizar exercícios e testes")

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Pessoal!

    Não tenho críticas, na minha visão está completo. Consegui até entender melhor a proposta do sistema de vocês.

    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal. Senti falta do label do evento inicial. O que starta o processo? Outra coisa, o aluno não é parte da Instituição de ensino? Por que a distância da lane do aluno? O evento "Alguns dias antes da aula" não determina realmente o quando, pelo menos um mínimo/máximo. Acho estranho esse nível de indefinição num processo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! O modelo está legal, mas não entendi a atividade propõe nova abordagem, ela me parece solta no contexto, ficou falando o start, e a descrição das atividades precisão ser colocadas com o verbo no infinitivo.

    bjs
    Alice

    ResponderExcluir
  11. Na sessão em que a dupla colocou “Instituição de Ensino” era pra colocar o nome do processo. Também não entendi o motivo de “Aluno” ficar separado do processo. Comentário para todo o diagrama: as tarefas precisam ter o seu nome do imperativo. Assim: “Investigar novas abordagens para a disciplina”. Uma tarefa terá sempre uma entrada e uma saída. Levando esse comentário em consideração, no diagrama, cada “caixinha” de tarefa deve ter uma única linha entrando e uma única linha saindo. Caso tenha a necessidade de ter várias linhas entrando ou saindo, use o gateway simples para unir ou distribuir.
    Logo no início das tarefas do participante “Conselho”, eu reparei que existe após a primeira tarefa, um gateway de paralelismo. Eu acho que ele está sendo usado de forma equivocada. Analisando o contexto, eu vejo que não tem outra atividade sendo feita paralelamente.
    Observando o diagrama, eu também encontrei uma situação que é resolvida com os comentários anteriores: a tarefa “Personaliza o Roteiro” possui duas linhas entrando e duas linhas saindo. Pode resolver com gateway simples. Se na hora de sair desta atividade existir a necessidade de executar em paralelo, coloque um gateway de paralelismo após a tarefa e mantenha o gateway existente antes da tarefa “Analisa os resultados obtidos”.

    ResponderExcluir
  12. Meninos!
    Ficou muito bom o mapeamento!
    só algumas considerações para ajudar! :)

    - O cadastro dos alunos não entra como um processo não? Lembro da descrição de vocês, e tinha cadastro de alunos, algo relacionado a pólos também...
    - Bem... o conselho todo o tempo avalia o andamento do roteiro utilizado pelo professor e as adaptações feitas por ele... mas o professor que avalia as avaliações dos alunos e passa esses dados para o conselho? Não fica submetido ao julgamento do próprio professor? Acho legal ele ter acesso também, mas acredito que poderia passar direto para o conselho...
    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o modelo, eu só retiraria o prieiro conectivo de AND. Retirando este conectivo e conectando a atividade "propõe nova abordagem" diretamente à próxima atividade daria no mesmo. Pra mim esse ANd só ta complicando o meio de campo =] Fora isto está tudo bom..

    abração

    Julliano

    ResponderExcluir

Faça aqui seus comentários a respeito dos trabalhos, artigos, questionários e demais assuntos que você ver aqui no nosso blog!