
Segue, Modelagem de Negócio, no padrão BPMN(feito com o software BizAgi).
Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.
Esse blog apresentará o SISROTA, um sistema que será modelado pelos alunos de Mestrado em Informática da UNIRIO Cleber Barros e Fábio Gabriel e que tem por finalidade criar roteiros acadêmicos para a atuação de professores em sala de aula.
O modelo faz o mapeamento de processo do sistema, mas não apresenta o contexto de negócio, o objetivo da organização nem o papel do sistema no cumprimento desse objetivo.
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluirAchei esse diagrama bem completo, representa bem o que o sistema realiza, mas acredito que poderia ser feito um diagrama menos apresentando apenas os conceitos do negócio sem representar como o sistema irá realizar tal processo. Não sei bem, mas não esta faltando um símbolo nos gateway vazios?
Olá
ResponderExcluirAcho que o professor que deve pesquisar novas abordagens da disciplina e não o conselho.Acho que o diagrama está claro e faz corretamente ó mapeamento.
Abraçosss
Angela Paula
Oi ! Tudo bem ?
ResponderExcluirAcho que está legal. Está tudo bem claro, parabéns !
Olá meninossssssssssss
ResponderExcluirAchei o diagrama ótimo. Só acrescentaria o fato de haver dois fluxos que, para mim, dizem a mesma coisa: Dá aula e Aplica exercícios.
BJUSSSSS
Capra
Prezados,
ResponderExcluirMuito bom o diagrama de vocês, embora ele tenda a apresentar um modelo de sistemas mais do que um modelo de negócios. Entendo perfeitamente esta falsa dicotomia que se instaura em nossas mentes, pois como somos de sistema, tendemos a isto, mas de todo, achei bem completo e explicativo.
Namastê,
Marco Damiani
Oi meninos!
ResponderExcluirAchei que o modelo está bem completo, explica bem a proposta do sistema. As únicas observações são:
- É legal usar um verbo no infinitivo como nome das atividades
- Vocês poderiam tentar unir algumas atividades desempenhadas pelo aluno/professor. (ex.: substituir "Aplica exercícios e testes" e "Faz exercícios e testes" por "Realizar exercícios e testes")
Beijos
Oi Pessoal!
ResponderExcluirNão tenho críticas, na minha visão está completo. Consegui até entender melhor a proposta do sistema de vocês.
Abs.
Oi pessoal. Senti falta do label do evento inicial. O que starta o processo? Outra coisa, o aluno não é parte da Instituição de ensino? Por que a distância da lane do aluno? O evento "Alguns dias antes da aula" não determina realmente o quando, pelo menos um mínimo/máximo. Acho estranho esse nível de indefinição num processo.
ResponderExcluirBom dia! O modelo está legal, mas não entendi a atividade propõe nova abordagem, ela me parece solta no contexto, ficou falando o start, e a descrição das atividades precisão ser colocadas com o verbo no infinitivo.
ResponderExcluirbjs
Alice
Na sessão em que a dupla colocou “Instituição de Ensino” era pra colocar o nome do processo. Também não entendi o motivo de “Aluno” ficar separado do processo. Comentário para todo o diagrama: as tarefas precisam ter o seu nome do imperativo. Assim: “Investigar novas abordagens para a disciplina”. Uma tarefa terá sempre uma entrada e uma saída. Levando esse comentário em consideração, no diagrama, cada “caixinha” de tarefa deve ter uma única linha entrando e uma única linha saindo. Caso tenha a necessidade de ter várias linhas entrando ou saindo, use o gateway simples para unir ou distribuir.
ResponderExcluirLogo no início das tarefas do participante “Conselho”, eu reparei que existe após a primeira tarefa, um gateway de paralelismo. Eu acho que ele está sendo usado de forma equivocada. Analisando o contexto, eu vejo que não tem outra atividade sendo feita paralelamente.
Observando o diagrama, eu também encontrei uma situação que é resolvida com os comentários anteriores: a tarefa “Personaliza o Roteiro” possui duas linhas entrando e duas linhas saindo. Pode resolver com gateway simples. Se na hora de sair desta atividade existir a necessidade de executar em paralelo, coloque um gateway de paralelismo após a tarefa e mantenha o gateway existente antes da tarefa “Analisa os resultados obtidos”.
Meninos!
ResponderExcluirFicou muito bom o mapeamento!
só algumas considerações para ajudar! :)
- O cadastro dos alunos não entra como um processo não? Lembro da descrição de vocês, e tinha cadastro de alunos, algo relacionado a pólos também...
- Bem... o conselho todo o tempo avalia o andamento do roteiro utilizado pelo professor e as adaptações feitas por ele... mas o professor que avalia as avaliações dos alunos e passa esses dados para o conselho? Não fica submetido ao julgamento do próprio professor? Acho legal ele ter acesso também, mas acredito que poderia passar direto para o conselho...
bjs!
Muito bom o modelo, eu só retiraria o prieiro conectivo de AND. Retirando este conectivo e conectando a atividade "propõe nova abordagem" diretamente à próxima atividade daria no mesmo. Pra mim esse ANd só ta complicando o meio de campo =] Fora isto está tudo bom..
ResponderExcluirabração
Julliano