Caso de Uso CU1: Gerenciar Cadastro de Roteiros
Ator principal: Conselheiro
Pré-condições: Um Conselheiro acadêmico esta identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando um Conselheiro acadêmico decide gerenciar uma disciplina no Sistema.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Um Conselheiro inicia uma operação de gerenciamento de cadastro de roteiro da disciplina em que ele é conselheiro.
2. O sistema solicita a operação a ser realizada: inserção, alteração ou remoção de roteiros.
3. O sistema confirma a operação.
Extensões:
2a. Opção de inserção selecionada:
1. Para inserção, o sistema fornece o formulário de entrada e o Conselheiro preenche os campos do formulário.
2. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados
2b. Opção de alteração selecionada:
1. Sistema solicita um ID para o roteiro
1a. Roteiro não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Conselheiro tenta encontrar outro roteiro fornecendo outro ID.
2. O sistema fornece o formulário para edição e o Conselheiro altera os dados.
3. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados
2c. Opção de remoção selecionada:
1. Sistema solicita um ID para o roteiro
1a. Roteiro não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Conselheiro tenta encontrar outro roteiro fornecendo outro ID.
2. O sistema solicita novamente a senha de autenticação no sistema para confirmação da operação.
Caso de Uso CU2: Gerar Relatório de Rendimento dos Alunos
Atores principais: Conselheiro, Diretor (serão referenciados como usuário durante o contexto)
Pré-condições: O usuário esta identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o usuário decide verificar o rendimento dos alunos em uma determinada disciplina cadastrada no sistema.
Cenário Principal de Sucesso:
1. O usuário solicita ao sistema o Relatório de Rendimento dos Alunos
2. Sistema solicita um ID para a disciplina.
3. O sistema solicita o escopo da operação a ser realizada: Aluno, Turma, Unidade de Ensino ou Geral.
4. O sistema fornece para o usuário relatórios e resumos sobre o rendimento dos alunos naquela disciplina.
Extensões:
1a. Disciplina não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O usuário tenta encontrar outra disciplina fornecendo outro ID.
2a. Opção aluno selecionada:
1. Sistema solicita um ID para o aluno
1a. Aluno não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O usuário tenta encontrar outro aluno fornecendo outro ID.
2b. Opção Turma selecionada:
1. Sistema solicita um ID para a turma
1a. Turma não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O usuário tenta encontrar outra turma fornecendo outro ID.
2c. Opção Unidade de Ensino selecionada:
1. Sistema solicita um ID para a Unidade de Ensino
1a. Unidade de Ensino não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O usuário tenta encontrar outra Unidade de Ensino fornecendo outro ID.
Caso de Uso CU3: Cadastrar Unidades de Ensino
Ator principal: Diretor
Pré-condições: O Diretor está identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o Diretor decide gerenciar uma Unidade de Ensino no Sistema.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Diretor inicia uma operação de gerenciamento de cadastro de Unidades de Ensino.
2. O sistema solicita a operação a ser realizada: inserção, alteração ou remoção de roteiros.
3. O sistema confirma a operação.
Extensões:
2a. Opção de inserção selecionada:
1. Para inserção, o sistema fornece o formulário de entrada e o Diretor preenche os campos do formulário.
2. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados.
2b. Opção de alteração selecionada:
1. Sistema solicita um ID para a Unidade de Ensino.
1a. Unidade de ensino não encontrada:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outra unidade de ensino, fornecendo outro ID.
2. O sistema fornece o formulário para edição e o Diretor altera os dados.
3. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados
2c. Opção de remoção selecionada:
1. Sistema solicita um ID para a Unidade de Ensino
1a. Unidade de ensino não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outra Unidade de Ensino fornecendo outro ID.
2. O sistema solicita novamente a senha de autenticação no sistema para confirmação da operação.
Caso de Uso CU4: Cadastrar Membros do Conselho
Ator principal: Diretor
Pré-condições: O Diretor está identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o Diretor decide gerenciar um Membro do Conselho no Sistema.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Diretor inicia uma operação de gerenciamento de cadastro de Conselheiros.
2. O sistema solicita a operação a ser realizada: inserção, alteração ou remoção de roteiros.
3. O sistema confirma a operação.
Extensões:
2a. Opção de inserção selecionada:
1. Para inserção, o sistema fornece o formulário de entrada e o Diretor preenche os campos do formulário.
2. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados.
2b. Opção de alteração selecionada:
1. Sistema solicita um ID para Membro do Conselho.
1a. Membro do Conselho não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outro Membro do Conselho, fornecendo outro ID.
2. O sistema fornece o formulário para edição e o Diretor altera os dados.
3. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados
2c. Opção de remoção selecionada:
1. Sistema solicita um ID para Membro do Conselho.
1a. Membro do Conselho não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outro Membro do Conselho fornecendo outro ID.
2. O sistema solicita novamente a senha de autenticação no sistema para confirmação da operação.
Caso de Uso CU5 : Cadastrar Disciplinas
Ator principal: Diretor
Pré-condições: O Diretor está identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o Diretor decide gerenciar uma disciplina.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Diretor inicia uma operação de gerenciamento de cadastro de disciplinas.
2. O sistema solicita a operação a ser realizada: inserção, alteração ou remoção de roteiros.
3. O sistema confirma a operação.
Extensões:
2a. Opção de inserção selecionada:
1. Para inserção, o sistema fornece o formulário de entrada e o Diretor preenche os campos do formulário.
2. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados.
2b. Opção de alteração selecionada:
1. Sistema solicita um ID para disciplina.
1a. Disciplina não encontrada:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outra disciplina, fornecendo outro ID.
2. O sistema fornece o formulário para edição e o Diretor altera os dados.
3. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados
2c. Opção de remoção selecionada:
1. Sistema solicita um ID para disciplina.
1a. Disciplina não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outra disciplina fornecendo outro ID.
2. O sistema solicita novamente a senha de autenticação no sistema para confirmação da operação.
Caso de Uso CU6 : Cadastrar Professor
Ator principal: Diretor local da unidade de ensino (Será referenciado como Diretor)
Pré-condições: O Diretor está identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o Diretor decide gerenciar o cadastro de um professor de sua unidade de ensino.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Diretor inicia uma operação de gerenciamento de cadastro de professor.
2. O sistema solicita a operação a ser realizada: inserção, alteração ou remoção de roteiros.
3. O sistema confirma a operação.
Extensões:
2a. Opção de inserção selecionada:
1. Para inserção, o sistema fornece o formulário de entrada e o Diretor preenche os campos do formulário.
2. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados.
2b. Opção de alteração selecionada:
1. Sistema solicita um ID para professor.
1a. Professor não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outro professor, fornecendo outro ID.
2. O sistema fornece o formulário para edição e o Diretor altera os dados.
3. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados
2c. Opção de remoção selecionada:
1. Sistema solicita um ID para professor.
1a. Professor não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outro professor fornecendo outro ID.
2. O sistema solicita novamente a senha de autenticação no sistema para confirmação da operação.
Caso de Uso CU7 : Cadastrar Aluno
Ator principal: Diretor local da unidade de ensino (Será referenciado como Diretor)
Pré-condições: O Diretor está identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o Diretor decide gerenciar o cadastro de um aluno de sua unidade de ensino.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Diretor inicia uma operação de gerenciamento de cadastro de aluno.
2. O sistema solicita a operação a ser realizada: inserção, alteração ou remoção de roteiros.
3. O sistema confirma a operação.
Extensões:
2a. Opção de inserção selecionada:
1. Para inserção, o sistema fornece o formulário de entrada e o Diretor preenche os campos do formulário.
2. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados.
2b. Opção de alteração selecionada:
1. Sistema solicita um ID para aluno.
1a. Aluno não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outro aluno, fornecendo outro ID.
2. O sistema fornece o formulário para edição e o Diretor altera os dados.
3. Ao término do preenchimento do formulário o sistema solicita confirmação dos dados
2c. Opção de remoção selecionada:
1. Sistema solicita um ID para aluno.
1a. Aluno não encontrado:
1. Uma mensagem de erro é exibida.
2. O Diretor tenta encontrar outro aluno fornecendo outro ID.
2. O sistema solicita novamente a senha de autenticação no sistema para confirmação da operação.
Caso de Uso CU8 : Fazer Exercícios
Ator principal: Aluno
Pré-condições: O Aluno está identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o Aluno é solicitado a fazer exercícios de fixação da aula.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Aluno seleciona a disciplina.
2. O Sistema disponibiliza uma lista de exercícios e o Aluno seleciona um.
3. O sistema fornece um formulário contendo as questões, que são respondidas pelo Aluno.
4. Ao finalizar o exercício, o sistema solicita a confirmação do Aluno.
Caso de Uso CU9 : Assistir Aula
Ator principal: Aluno
Pré-condições: O Aluno está identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o Aluno decide assistir uma aula.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Aluno seleciona a disciplina.
2. Aluno seleciona a Aula que deseja assistir .
3. O sistema fornece conteúdo didático multimídia da aula selecionada.
4. Ao finalizar, o sistema propõe ao Aluno Fazer Exercícios da Aula ou Encerrar.
Caso de Uso CU10 : Fazer Reciclagem
Ator principal: Professor
Pré-condições: O Professor está identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o Professor decide assistir a uma aula de reciclagem da matéria através do sistema.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Professor seleciona a disciplina.
2. Professor seleciona a Aula de reciclagem que deseja assistir, associada a aula que será dada ao aluno.
3. O sistema fornece conteúdo didático multimídia da aula selecionada.
4. Ao finalizar, o sistema propõe ao Professor Assistir Aula (que será dada aos alunos), fazer exercícios (que serão propostos aos alunos) ou Encerrar.
Caso de Uso CU11 : Aplicar Roteiro
Ator principal: Professor
Pré-condições: O Professor está identificado e autenticado no sistema.
Inicio: Este caso de uso se inicia quando o Professor decide aplicar o roteiro acadêmico para uma turma de alunos.
Cenário Principal de Sucesso:
1. Professor seleciona a disciplina.
2. Professor seleciona a Aula que será dada aos alunos.
3. Professor disponibiliza a Aula para acesso dos alunos.
sexta-feira, 27 de março de 2009
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Rapazes...
ResponderExcluirSó teve alguns detalhes que notei, mas também não sei dizer se está correto ou não, pois tembém vi no Kolabora. Vocês, em mais de uma vez, colocaram dois fluxos seguidos com ações do sistema. Acho que poderiam ter colocado num fluxo só. Acho que, no caso desta postagem, onde vocês colocaram inclusive os fluxos alternativos, vocês poderiam ter colocado outros casos de uso como alteração e exclusão de professor, de aluno, etc... Mas no geral, está bem completo.
Abração
Capra
PS.: a sigla para "caso de uso" ficou ótima! ahahahahah
Meninos,
ResponderExcluirO bog de vocês está bem convidativo.
Segue algumas observações...
Na uml o caso de uso pode ter três fluxos
O Principal, o alternativo e o de exceção. Nos caso de uso do sistema de vocês os fluxos alterntivos e os de excessão estão juntos (extenções), dando uma pequena dificuldade no entendimento do caso de uso.
No caso de uso "Fazer Execícios"
o passo 3 do fluxo principal poderia, ao meu ver, ser dividido em dois passos.Por exemplo:
3 -O sistema fornece um formulário contendo questões
4 - Aluno responde questionário
......
No caso de uso "Assistir aula"
No passo 4 no fluxo básico, quem finaliza a aula? acho que está faltando ator.
abraços,
Alice
Oi pessoal ! Tudo bem ?
ResponderExcluirNo caso de uso "Gerar Relatório de Rendimento dos Alunos" o ator não poderia escolher em listas as opções unidade de ensino, disciplina, turma e aluno, já que elas estão previamente cadastradas? Isto evitaria a quantidade de mensagens de erro exibidas na tela. Vou dar um exemplo:
- O usuário escolhe a unidade de ensino na lista;
- O sistema mostra as disciplinas da unidade de ensino escolhida;
- O usuário escolhe a disciplina na lista;
- O sistema mostra as turmas da disciplina escolhida;
- O usuário escolhe a turma na lista;
- O sistema mostra os alunos da turma escolhida;
Olá
ResponderExcluirProcurei e não achei aonde o professor cadastra o conceito do aluno. Só vi a exibição do relatório de rendimentos.
Quanto a "reciclagem" dos professores eu modificaria o termo para Atualização ou outro similar. Não gosto de reciclagem pq me remete a lixo.rss
Um grande abraço
Angela Paula
Meus Caros,
ResponderExcluirGostei do detalhamento, além do assunto ser bastante interessante. Creio que só falta realmente separar os fluxos alterantivos dos de exceção.
Boa sorte e parabéns.
Gostei da contextualização dos casos de uso, que até agora só ví no blog do escambo cultural, mas achei confuso apresentar extensões no blog.
ResponderExcluirOi pessoal.
ResponderExcluirAs descrições dos casos de uso estão bem legais. Esse foi o primeiro blog que vi que não usou uma versão resumida do caso de uso.
Fiquei um pouco confusa com a apresentação dos fluxos porque não tem uma identação entre eles.
Oi pessoal,
ResponderExcluirachei bem legais mas fiquei confuso com os fluxos alternativos dos Casos de Uso.
Abs.
Boa noite,
ResponderExcluirCompreendi os casos de uso, porem notei que adotaram uma abordagem completa para demonstrá-los inclusive utilizando um template. Outro ponto é que pessoalmente não sou muito favorável a utilização de extensões ao invés de fluxos porque pode gerar uma mistura dos cenários, mas não acho errado. Bom trabalho.
Obs: Cadê o Flight Simulator?
Boa noite, galera.
ResponderExcluirMeus comentários sobre o Modelo de Caso de Uso são os seguintes:
A numeração existente nos casos de uso acabou atrapalhando um pouco a leitura. Pessoalmente, eu faria o fluxo básico do início ao fim. O que seria isso? Eu definiria a inclusão com o meu “Cenário Principal de Sucesso” e trataria as outras operações como os fluxos alternativos, por exemplo. Dessa forma, o cliente consegue entender o que se pretende fazer logo de início.
Outra situação que me deixou confuso foi a não distinção entre as alternativas (Fluxos alternativos) e os erros (Fluxos de Exceção). Tudo foi tratado com extensões. Não que isso seja errado. Mas facilitaria a vida da pessoa que está lendo se pudesse identificar o que são cenários e o que são erros.
Meninos esse sistema tá bem grandinho hein! Tem um gerenciador de turmas/disciplinas e o de roteiro! Nossa! rs...
ResponderExcluiralgumas considerações:
- no "gerenciar cadastro de roteiro" acredito que quando exclui o roteiro não precisava de mais uma autentificação para o usuario pq será mais um clique para ele... só uma sugestão mesmo...
- uma pergunta: tem sala de aula para o aluno também? tipo, acompanhamento de notas ou é só para ele buscar o material de aula mesmo e fazer os exercicios? teria um feedback para o aluno?
- assim como a angela citou, não acho o termo reciclagem apropriado... acredito que poderia ser atualização ou simplesmente curso de extensão.
Acho que a proposta está bem audaciosa! Os casos de uso ficaram bem explicadinhos!
bjs a todos!
O diálogo entre ator e sistema foi claramente apresentado na sequencia dos passos dos casos de uso. Muito útil o uso de pré-condições, que indica o "quando" daquele caso de uso.Senti falta do encerramento ou redirecionamento do fluxo dos casos de uso. Não está explícito se o caso de uso termina ou não. Como estão usando pré-condições, acho que seria interessante o uso das pós-condições para fechar o conjunto do caso de uso.
ResponderExcluirOi, Fábio e Cleber.
ResponderExcluirO caso de uso que vocês postaram é abrangente e acho que está um pouco grande. Para os propósitos da disciplina, isso pode acarretar problemas na continuidade e, acho que seria interessante limitar um pouco o seu escopo. O que vcs acham?
Herli Menezes